terça-feira, 11 de março de 2008

Tempos Interessantes

De uma maneira estranha, eu tenho sorte. Comecei minha vida profissional em um tempo raro e interessante. Estou trabalhando durante um desastre para os mercados e a economia americana. Agora, a crise de crédito, causada pelo desastre com o setor imobiliário e os grandes débitos dos consumidores, é uma ameaça à economia global. O dólar está caindo, os bancos dos Estados Unidos e da Europa não têm boa capitalização e os bancos centrais estão buscando novos modos para distribuir fundos às empresas que são, basicamente, mais afetadas pelo tumulto no mercado. Hoje, o Banco Central americano - que se chama Federal Reserve ou 'Fed' - anunciou a criação de um novo leilão de fundos. O Fed vai fazer empréstimos para bancos e corretores e aceitar títulos lastreados em valores, débitos dos agências do governo e hipotecas com o cotado 'AAA' como colaterais. Nós temos sorte que agora há um time no governo com uma atitude flexível e políticas criativas.
Quando a crise de crédito começou, eu estava animado. Nós achávamos que os problemas da economia trariam oportunidades para comprar títulos baratos e poderíamos nos aproveitar da situação. Agora, tenho medo sobre o futuro da minha empresa e do meu emprego, mas estou aprendendo muito. Cada dia, nós vemos uma nova divulgação de perdas ou um novo leilão de títulos e, a seguir, mais perda de dinheiro. Agora, estou sobrevivendo e esperando o fim dessa crise. Quando estiver velho, falarei com os jovens sobre o grande 'credit crunch' de 2007 e 2008.

Nenhum comentário: